quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que significa Avôhai? Qual a história dessa música?


Zé Ramalho

“Quando eu fiz esta música eu criei esta palavra. Ela significa avô e pai. É uma espécie de homenagem ao meu avô, que foi a pessoa que me criou. Ele fazia o papel de avô e de pai. Meu pai morreu muito jovem, nos açudes do sertão, morreu afogado quando eu era garotinho. Então foi meu avô que me educou, foi quem me ensinou a seguir o caminho do bem, a batalhar minhas coisas. Eu me inspirei na imagem dele. E me chegou a palavra [avohai]... Ao mesmo tempo ela é interpretada pelas pessoas que a ouvem das mais diversas formas. É uma coisa muito mística também, representa a continuidade da espécie, ou seja, passar a sabedoria de uma geração para a outra... O avô passa para o pai, que passa para o filho e aí por diante...”

Fonte(s):
http://www.viafanzine.jor.br/entrevista

11 comentários:

  1. Hum...Me identifiquei muito com esse significado de Avohai, pois fui criado por um, que, felismente, ainda está vivo e todos os dias tem algo novo a me ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. avohai = avo e pai. kkkk . Essa é demais! desculpe. Mas nao paro de rir. è claro que essa explicaçao é furada! kkkk.

      Excluir
    2. O nome do avo do ze ramalho é raimundo. Avohai = Avô + Rai (Raimundo), para nao ficar: avorrai, ele preferiu avohai.

      Excluir
  2. Linda música.. tem muito significado pra quem a ouve com atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito significado?!? o cara (zé ramalho) deu um depoimento em que falou que quando compos essa musica tava doidao usava LSD. A musica é uma viagem louca, espiritualizada, alucinogica, como vc diz tem muito significado. Eu hein! :-)

      Excluir
    2. mintira do caranba

      Excluir
    3. Eu sinto uma energia especial nessa música, o avô rígido no sertão.. pra mim a letra é bem clara. Zé e incrível compositor

      Excluir
  3. http://ebrael.wordpress.com/2011/12/04/o-misterio-de-avohai/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora SIM apos ler esse LINK postado. A musica tem TODO sentido, nao como o cara disse ai em cima; "essa musica tem muito significado". Eu sabia que algo cheirava mal nessa letra. LEIAM O LINK que esse cara postou.

      Excluir
  4. a letra avohai foi quando oo pai de ze ramalho morrel

    ResponderExcluir
  5. É meu OVO DE BONÉ KKKKK

    ResponderExcluir