segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Turmas da EJA (2º Segmento) do EMIP prestigiam documentário sobre a Vida de Zé Ramalho











As turmas do Ciclo IV A e B assistiram o documentário nesta terça-feira (03/08/2010) ao documentário “Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai”, de Elinaldo Rodrigues, com 128 minutos de duração. Acompanharam a atividade as professoras Joselma (Português), Hilda (Inglês) e o professor Edjonas (Ciências).

Das origens de menino pobre nascido na cidade de Brejo do Cruz, no sertão Paraibano, ao sucesso nacional, a saga e a obra de Zé Ramalho remetem a desafios pessoais e coletivos, como também interligam as influências regionais com a cultura além fronteiras. Dirigido e produzido pelo jornalista e documentarista paraibano Elinaldo Rodrigues, o filme é pontuado por referencias às fases que constituem a formação e origem da pessoa e do artista.

A obra passeia pelas vagas lembranças de sua infância e adolescência entre Brejo do Cruz e Campina Grande, seguida pelas aventuras da juventude na cidade de João Pessoa, onde se construiu sua base intelectual e musical, influenciada pelos movimentos culturais da época, como a Jovem Guarda, os conjuntos de baile, o rock internacional e a literatura surrealista. E por fim, contempla-se a projeção nacional, após a luta para ingressar no mercado fonográfico do eixo Rio-São Paulo, entremeado pelos dramas pessoais na luta contra a dependência química, o ostracismo da mídia e do mercado, até o ressurgimento após a superação dos problemas, paralelo ao redescobrimento da mídia e da renovação do público para a sua obra.



O filme é pontuado por depoimentos de familiares, vizinhos de infância e amigos do artista, gravados nas cidades de Brejo do Cruz, João Pessoa e Rio de Janeiro, e servem como fonte para informações e imagens sobre momentos e fases marcantes de sua vida. O documentário mostra ainda um registro do show histórico realizado por Zé Ramalho na Praia de Tambaú, João Pessoa, em janeiro de 2007.

Destaque também para imagens das cidades que marcaram a trajetória do artista, pontuando as entrevistas e os clips com canções que se tornaram clássicos da música brasileira como Vila do Sossego, Avôhai, Jardim das Acácias, A Peleja do Diabo contra o Dono do Céu, Admirável Gado Novo, Falas do Povo, Bicho de Sete Cabeças, Chão de Giz, Dança das Borboletas, Galope Rasante, Beira Mar, entre outros.

Fonte- http://www.janelacultural.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário