domingo, 29 de agosto de 2010

Grupo do IFPB apresenta SHOW DA QUÍMICA no EMIP



Trabalhar os conteúdos da química de forma lúdica e contextualizada com os/as alunos/as da Educação de Jovens e Adultos, esse foi o objetivo do professor Edjonas (Ciências) ao convidar o Grupo PET QUÍMICA do Instituto Federal da Paraíba a fazer uma atividade com alunos/as do Ciclo IV. O SHOW DA QUÍMICA, teve uma boa receptividade por parte dos/as alunos/as que participaram das experiências propostas com muito entusiasmo.




  • O que é o Grupo PET QUÍMICA?

O grupo PET Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa (IFPB-JP) foi criado a partir da proposta de professores do curso de Licenciatura em Química considerando a carência de laboratórios convencionais de ciências (Química, Física e Biologia) na rede pública de ensino, o que acarreta uma deficiência na relação teórico/prático.


Em face dessa problemática, surgiu a elaboração do projeto com vista à montagem de equipamentos e acessórios, utilizando-se materiais alternativos, recicláveis, a fim de se promover melhoria da qualidade da formação de professores da educação básica a partir de experiências vivenciadas no curso de Licenciatura em Química. O grupo, que reúne atualmente onze bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFPB-JP e tem como tutor o professor Dr. Umberto Gomes da S. Júnior, teve sua proposta aprovada em setembro de 2007.




  • O que é o SHOW DA QUÍMICA?

Visitas a escolas públicas ou particulares onde o grupo leva a apresentação de atividades práticas de laboratório articuladas com os conteúdos teóricos da disciplina Química. A apresentação consiste basicamente em envolver o público com descontração, apresentando reações químicas que causem um grande impacto visual sem, no entanto, deixar de lado a explicação científica para a ocorrência de tais fenômenos.


Estas também podem despertar o interesse quanto aos fenômenos e acontecimentos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos. Na realização dessa atividade são utilizados, sempre que possíveis materiais simples, de baixo custo ou de fácil obtenção. Com isso tentam desmistificar e estimular o aluno a compreender de forma lúdica alguns dos muitos fenômenos físicos e químicos que nos acompanham diariamente.

Contatos do Grupo:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
João Pessoa – PB. CEP: 58015-430.
E-mail: petquimica.ifpb@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário