terça-feira, 31 de agosto de 2010

Homenagem a nossa querida Raimunda (Vó)



Raimunda Pereira da Silva, conhecida por nome de Dona Mundinha, hoje com seus 83 anos é mãe de 03 filhos, sendo sua filha Miriam nascida de seu ventre e os outros dois nascidos do amor que veio através da adoção (um menino Paulo Roberto e uma menina chamada Creuza Maria, já falecida).

Raimunda nasceu em Arara, uma cidade do Agreste Paraibano, no dia 18 de novembro de 1926. Com seus 21 anos, Raimunda uniu-se a seu Arcanjo Mendes, na Capela dos Anjos em Cuité de Araçá. Após o seu casamento foram morar no Engenho Boa Vista, onde ela trabalhava fazendo queijo.

Depois de um pequeno desentendimento com o dono da propriedade o casal se mudaria para Araçá. Mesmo com uma criança de colo, Raimunda não se acomodou apenas a seus afazeres domésticos, ela ajudava o marido trabalhando na roça.

O seu esposo, desejando ficar mais próximo de seus familiares, trouxe sua família para a Capital João Pessoa onde passaram a residir no bairro liberdade. Com a morte do marido Dona Raimunda passou a morar com a filha Miriam no bairro Mangabeira VI.

Mesmo estando junto de seus familiares Dona Raimunda relata que tem um forte desejo de retornar a sua terra em Arara, onde terminaria o resto de sua vida na cidade onde nasceu.

Apesar de seus 83 anos Dona Raimunda é aluna regularmente matriculada na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, sendo uma aluna ilustre, é exemplo para todos/as, não perde uma aula, é sempre a primeira a chegar e adora os passeios e atividades realizadas pela Escola. Carinhosamente, Dona Raimunda é chamada por todos de “Vó”. Todos os anos, Vó é destaque no desfile cívico a frente do pilotão da EJA.

Com muita vitalidade, Vó faz o percurso de ida e volta da Escola sozinha, já que mora nos arredores. Tem amor e carinho muito grande pela sua Professora Cleanei e nas datas comemorativas gosta de cantar fazendo homenagens à mesma. Por seu exemplo de vida e dedicação, Vó cativou a admiração e respeito de todos/as, sejam jovens ou adultos.


Foi por estas e outras razões que a Profª. Cleanei, juntamente com os colegas e amigos, fazem desse pequeno relatório, uma homenagem a esta mulher, mãe e avó, que através de sua vida, um exemplo de superação e conquista por seus sonhos.

“Que Jesus e Nossa Senhora me dê luz e sabedoria na minha caminhada”

Raimunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário