terça-feira, 24 de agosto de 2010

Brejo do Cruz - Cidade onde nasceu Zé Ramalho


O município de Brejo do Cruz é considerado um dos mais antigos da Paraíba. A cidade localiza-se na região do sertão paraibano e na microrregião de Catolé do Rocha. Em 1600, o português Antônio Barroso Pereira resolveu cultivar um pequeno sítio que se chamava Olho D'Água do Meio, coube, entretanto, a Manoel da Cruz Oliveira Lêdo, famoso desbravador do sertão paraibano, a fundação do povoado, por volta de 1700, instalando-se no sítio Olho D'Água dos Boqueirões que seria mais tarde a cidade de Brejo do Cruz.



Em 1752 Manoel da Cruz Oliveira, construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Milagres. A fertilidade do solo atraiu muita gente para aquela região onde construíram seus sítios e fazendas. Sua Emancipação Política se deu em 01 de outubro de 1938. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 11.492 habitantes. Possui uma área territorial de 399 km².

Essa cidade é citada na música Brejo do Cruz de Chico Buarque em homenagem ao amigo e também cantor Zé Ramalho, natural desta cidade. Por volta de 1850 foi cultivado um pequeno sítio que pertencia à família Viana, no mesmo local onde se encontra a cidade. Alguns anos depois, chegava Antônio Pedro, comerciante, que montou uma bodega e logo em seguida (1920) construiu uma latada, dando origem à feira que alcançou grande fama em toda a região.






Em 1928 o Sr. Candinho Saldanha montou uma empresa que beneficiava o algodão. A iniciativa alcançou grande sucesso e contribuiu para o rápido crescimento do povoado, gerando empregos e incrementando a movimentação natural dos produtos. Em 1939, Candinho vem a falecer e a sua empresa encerra as atividades, mas a estrutura que se formou no povoado, garante-lhe prosperidade e crescimento.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário