terça-feira, 31 de agosto de 2010

Professoras do 1º segmento trabalham Projetos Didáticos sobre Educação Ambiental

Os desenhos que ilustram essa postagem são produções dos/as alunos/as do 1º segmento da EJA (Ciclo I e II). As criações surgiram depois de uma roda de conversa sobre a temática Meio Ambiente, assunto que está norteando o projeto didático desenvolvido pelas educadoras (Carmélia, Cleanei e Sueli). O objetivo era sensibilizar os/as alunos/as para o estudo do tema e compreender sua leitura de mundo quanto ao tema.



A motivação surgiu a partir da formação continuada que vem sendo ministrada por professores da Universidade Federal da Paraíba e teve início na 2ª semana de agosto.




Os encontros são semanais (sexta-feira) e na oportunidade as professoras trocam experiências com outros profissionais da rede e organizam conjuntamente com os ministrantes as diretrizes que nortearam as atividades da semana.


Para esta primeira semana foi sugerido como atividade motivadora a letra de uma música de Michel Jackson - Canção da Terra (Earth Song) que faz uma reflexão sobre a realidade do nosso planeta chamando a atenção para necessidade de repensarmos nossas atitudes individuais.

A letra da música também questiona valores característicos da sociedade capitalista que explora sem medida os recursos naturais em prol da cultura do consumo. A música, pouco conhecida, pois não chegou a ser comercializada pelo cantor devido ao seu conteúdo polêmico e contestador, serviu de mote para trabalhar conteúdos da linguagem e estudos da sociedade e natureza.



As professoras também trabalharam conteúdos da gramática a partir da letra da música. Na matemática, as quatro operações estão sendo abordadas a partir de uma reportagem que trás dados sobre as queimadas em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário