terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Interancional da Alfabetização


Dia Internacional da Alfabetização coloca Educação de Jovens e Adultos em pauta

No dia 08 de setembro é comemorado o “Dia Internacional da Alfabetização”. Criada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a data ganha destaque no Brasil devido ao alto índice de analfabetismo no País: 14,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais, de acordo com a Síntese dos Indicadores Sociais 2007 - Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira – publicada pelo IBGE.


O Brasil é um dos países do mundo com o maior número absoluto de pessoas que não dominam a leitura e a escrita. A UNESCO estima que 1,9% das pessoas analfabetas do planeta sejam brasileiras. O tema da universalização da alfabetização de adultos não deve ser tomado isoladamente, mas sim no âmbito da Educação de Jovens e Adultos.


A Síntese dos Indicadores Sociais 2007- Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira – publicada pelo IBGE aponta que, em 2006, as taxas de analfabetismo continuaram a apresentar diferenças significativas na distribuição da população por grupos étnicos. Dos brancos com 15 anos ou mais, 6,5% são analfabetos. A taxa sobe para 14% para pretos e pardos.


Dos cerca de 14,4 milhões de analfabetos brasileiros, mais de 10 milhões eram pretos e pardos. Os cursos de alfabetização e de educação de jovens e adultos, em 2006, atenderam cerca de 2,5 milhões de pessoas com mais de 15 anos. Aproximadamente 40% residiam no Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário