A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realizou na sexta-feira (24), um show nas areias da praia do Cabo Branco com o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. O evento está marcado para começar às 20h. O show faz parte das comemorações do Ano Cultural Zé Ramalho.
Momento antes do show os alunos vencedores do Festival de Música, que foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, se apresentaram no palco principal e receberam das mãos de Zé Ramalho, que é o homenageado do no Cultural, um teclado. Durante todo o ano os alunos da rede municipal desenvolveram diversas atividades, sempre voltadas para obras de Zé Ramalho, tais como: Prêmio Estudante Destaque – produção de poemas com tema ‘Trilhando o imaginário de Zé Ramalho’; Festival de Música – produção musical inspirada na obra de Zé Ramalho; e Prêmio Projeto Interdisciplinar – Música Paraibana na Escola.
Para o show de Zé Ramalho, a PMJP montou uma mega estrutura com um palco de 18x14 metros quadrados, camarins, três telões, 80 banheiros químicos, sendo quatro adaptados para deficientes físicos, e um espaço para 80 mil pessoas.
Com mais de 30 anos de carreira e 23 discos gravados, Zé Ramalho é um ícone da música popular brasileira. Dotado de uma voz forte e um sentido lírico único, o cantor foi responsável por um dos capítulos mais instigantes da música popular brasileira de raízes nordestinas. Influenciado pela poética dos Beatles e dos Rolling Stones, entranhada com as referências absurdas de repentistas como Zé Limeira e Pinto do Monteiro, o paraibano recheou suas letras com doses de realismo fantástico típicas do imaginário coletivo nordestino. O resultado é a fusão moderna de rock com xaxado e galope à beira-mar.
Zé Ramalho já recebeu diversos discos de ouro e indicações ao Grammy Latino com trabalhos como o CD e DVD "Zé Ramalho canta Bob Dylan", lançado em 2008. O trabalho, indicado em 2009 na categoria melhor disco de rock, trouxe versões de sucessos do ídolo americano. Nesse álbum, Zé Ramalho apresenta uma fórmula musical de sua criação: MPB + Pop + Nordeste, aplicada às canções que permearam sua juventude, sonhos e desilusões. Em 2001, outro álbum do artista, "Nação Nordestina", foi indicado ao Grammy como melhor álbum de música regional.
Projeto Ano Cultural – Essa é quarta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto.
Esse ano o projeto está sendo intitulado Ano Cultural Zé Ramalho, uma homenagem a um artista que amplia a visibilidade do Estado da Paraíba com sua música, que rompe as fronteiras regionais e cumpre seu papel de expressão universal. Sua obra se fará presente no cotidiano das escolas da rede municipal de ensino como subsídio para ações educacionais e culturais a serem desenvolvidas por estudantes de todos os níveis da educação municipal.
Fonte: http://www.caririligado.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7482&Itemid=45
Nenhum comentário:
Postar um comentário