sábado, 20 de novembro de 2010

Meio ambiente e efeito estufa

http://turmadochapeu.com.br/avanco-do-dia/meioambiente-mais-aterros-sanitarios-e-menos-emissoes/

O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nos últimos anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo o efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.

O efeito estufa é gerado pela derrubada das florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Outro fator é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis, óleo diesel e gasolina.

O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

Pesquisadores do meio ambiente já estão prevendo os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta caso esta situação persista. Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.

Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.

Aluna: Fabiana Carla da Costa Silva

Turma - Ciclo IV A

3 comentários:

  1. ta otimo !!!!!!!!!!!
    que triste depois de ve essa imagem da vontade de grita chora ate berra mais ne quem berra e bezerro entao eu nao faria isso!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!
    tchal.!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante,só é triste ter que ver esta cena lamentavel,mas só vendo é que vamos ter alguma consciencia da realidade.

    ResponderExcluir
  3. O Planeta Terra pede socorro...O homem destrói e depois tenta desesperadamente reparar as infrações cometidas.

    ResponderExcluir