sábado, 20 de novembro de 2010

Meio Ambiente

http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=13

O meio ambiente pode ser entendido como o espaço em que vivem as plantas e os animais, ou o conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que abriga e rege todas as formas de vida do planeta. O equilíbrio dos ecossistemas que formam o meio ambiente depende tanto de relação entre as espécies que dele fazem parte como da adaptação de cada uma dessas espécies ao meio físico. As relações entre os diversos componentes de um ecossistema são muito complexas. E qualquer alteração em um desses componentes, seja vivo ou não, pode causar os chamados desequilíbrios ecológicos que afetam todo o meio ambiente.

Em muitos casos o desequilíbrio do meio ambiente ocorre por causa da ação do homem sobre a natureza e os recursos naturais, no entanto nem sempre essa ação tem esse objetivo, na maioria das vezes ocorre em função do desconhecimento desses intrincados mecanismos de dependência dos seres vivos, do meio ambiente em que vivem e dos princípios de educação e sustentabilidade ambiental.

O meio ambiente mundial tem se tornado alvo de debates e de preocupações pelas comunidades do mundo inteiro, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, ou seja, pelas respostas que a natureza vem dando a essas ações, com a ocorrência de fenômenos que preocupam toda a humanidade. A preservação do meio ambiente e a recuperação dos recursos naturais renováveis se tornaram um dos maiores desafios desse século.

Todo o trabalho de conscientização da sociedade juntamente como os sinais evidentes do meio ambiente poluído e de esgotamento dados pela natureza formou uma consciência ecológica em uma parcela importante da população, que já percebeu que é necessário o uso de grande quantidade de recursos naturais para manter nosso estico de vida atual. Ainda há um longo percurso a ser percorrido até chegarmos ao desenvolvimento sustentável, mas o homem já percebeu que é urgente minimizar os impactos de suas ações sobre o ar, a água e o solo. A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais é essencial para a manutenção da vida no planeta e somos responsáveis pela qualidade de vida das gerações futuras.

Aluna: Marileide Lima Cézar

EMIP - 09/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário